segunda-feira, 28 de maio de 2012

Arco do desmatamento na Amazônia


ARCO DO DESMATAMENTO (Problema socioambiental)

Desmatamento da Amazônia: causas e consequências
O desmatamento da Amazônia está intimamente ligado ao projeto de ocupação da área, posto em prática na década de 1970. Estradas construídas legalmente infelizmente abriram espaços para a construção ilegal de outras estradas e para a ocupação ilegal da área.
Atualmente há três redes principais do desmatamento formadas pelas estradas da região, sendo que a combinação delas forma o chamado “arco do desmatamento”, mostrado no mapa a seguir. Esse arco compreende a área do sudeste do Maranhão ao norte de Tocantins, leste do Pará, norte do Mato Grosso, Rondônia. Sul do Amazonas e sudeste do Acre.

Arco do desmatamento



Além de estradas, o desflorestamento está ligado ao estabelecimento e crescimento de cidades, a agricultura (em especial a mecanizada de soja e algodão), à criação de gado, à exploração de madeiras nobres, dentre outras causas.
Consequências:
O desmatamento acarreta principalmente diminuição de produtividade primária (fotossíntese) e de biodiversidade, além de mudanças no regime hidrológico (ciclo de água), que trazem consequências para o clima em diferentes escalas.
Na Amazônia, o desmatamento é um processo extremamente preocupante, pois aumenta a rapidez do escoamento da água da chuva para os rios, com óbvias consequências para o ecossistema aquático e para os sistemas de várzea. (fonte: livro de biologia Conecte 1 Sônia Lopes e Sergio Rosso -Primeira parte)



Nenhum comentário:

Postar um comentário